Suporte: Falha no Spindle
Reparo em motor spindle que não aciona normalmente
										O problema
O Motor spindle pode ocasionalmente apresentar falhas decorrentes de três situações específicas:
- Mau contato no cabo do spindle
 - Falha no Controle de Velocidade (PWM)
 - Desgaste das escovas do motor
 
Para acelelar o diagnóstico, veja abaixo qual situação ocorre em sua P2024
| Spindle não funciona em nenhuma situação | 	 	 |   
| Spindle para repentinamente | 	 	 |   
| Spindle muda velocidade e ruído ou se percebe faiscamento intenso internamente | |
| Spindle fica pulsando sem ganhar giro | |
| Spindle Não Liga | 
Fusível Queimado
Abra o compartimento do fusível e observe em seu interior se o filamento está partido. Em caso afirmativo, basta substituí-lo por outro de 2A de acionamento rápidop (com o a letra "F" em um dos terminais)Mau contato no cabo do spindle
(O conector P4 está presente apenas em versões antigas da P2024)O cabo do spindle opera em constante movimento de torção, por isso ele eventualmente pode apresentar alguma falha no conector ou nos terminais. Em caso de constatação de falhas no cabo, você pode adquirir uma nova unidade ou fazer o reparo como se explica a seguir.
Localizando falhas nos terminais
Para saber se o problema está nos terminais do cabo, ligue o spindle em baixa velocidade e faça movimentos leves nos terminais que prendem o cabo ao spindle.Se você notar que durante o movimento no cabo o spindle dá sinais de acionamento, então examine os terminais em busca de quebras ou interrupções nos fios. Basta um alicante de bico para efetuar o reparo.
Localizando falhas nos polos do motor

Veja tambem se os polos do spindle estão com folgas. Spindles que já operaram por longos períodos podem apresentar folgas nos polos em decorrência de aquecimentos que mudam a forma dos plásticos,e nesta situação se percebe um faiscamento excessivo no interior do spindle e os mais atentos podem perceber uma mudança no ruído do motor. Neste caso, basta manter o polo na posição original e aplicar algumas gotas de cola rápida (superbond, tekbond ou similar) na junção do polo com folga e aguardar a secagem.
Falha no Controle de Velocidade (PWM)

Falhas no PWM estão associadas a um erro de usinagem, e costumam acontecer após a fresa travar no material, ligar a CNC com o spindle em alta velocidade ou qualquer outra ocorrência que impeça o spindle de girar livremente, e o fusível foi incapaz de se romper antes de danificar o PWM.
Nestas situações o controle PWM atua como um fusível, se queimando para impedir que qualquer sobrecarga danifique o spindle ou a fonte de alimentação.
A correção deste problema exige a troca do PWM, e para tanto você deve adquirir uma unidade nova.
O controle PWM está disponível em qualquer marketplace, do Brasil ou do exterior com preço realmente baixo, e você deve escolher seguindo este critério:
A montagem é simples e basta seguir a conexão da imagem abaixo, conforme o modelo escolhido.

Um sugestão é só remover o PWM danificado quando já estiver com o novo em mãos. Assim fica simples fazer a troca mantendo as conexões originais apenas por observação.
Importante! Para evitar a queima do PWM siga estas dicas:
1. Em qualquer sinal de alerta, desligue a CNC imediatamente! Manter o spindle ligado após um travamento irá queimar o fusível ou o controle de velocidade.
2. Somente ligue a CNC após verificar se o spindle está desligado, e aumente a velocidade gradualmente.
Desgaste das escovas do motor
Esta situação ocorre após um periodo realmente longo de meses ou anos de trabalho, quando as escovas do motor se esgotam.A forma mais simples de resolver o problema é com a substituição completa do spindle. Você pode adquirir uma unidade nova em nossa loja ou fazer suas buscas em qualquer marketplace do Brasil ou exterior apenas usando estas palavras chave:
A outra solução é a substituição do cabeçote do motor.

A troca exige alguma perícia e ter em maos ferramentas capazes de remover o cabeçote antigo, que é fixado na estrutura do motor.
Temos o cabeçote à venda em nossa loja
